Como criar senhas seguras para aplicativos e sites

Para se prevenir de hackers e invasão das suas contas, além de remediar os problemas causados por vazamentos de dados, é importante que você crie uma senha segura para aplicativos e sites que você usa. Para te ajudar nesse processo, reunimos várias dicas para nunca mais hackearem suas contas.

Não é tão difícil criar uma senha difícil, mas também é necessário pensar o que você vai fazer com essa senha: em quantos sites vai usar, se a senha é comum, onde ela vai ser armazenada, entre outros. Uma senha segura é apenas uma de várias boas práticas para seguir na hora de se proteger. Confira as dicas:

Como criar uma senha segura para aplicativos e sites

Crie uma senha forte de verdade

A primeira dica é criar uma senha forte, ou seja, que seja, que seja difícil de ser adivinhada por um conhecido ou por um computador. Normalmente, em ataques de força bruta são usados programas para tentar várias combinações de caracteres para decifrar alguma combinação.

Por isso, quanto maior a senha e quanto maior a variedade de caracteres (letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais, como !@#), melhor. No entanto, vale também o bom senso: uma senha muito grande e cheia de caracteres especiais pode ser difícil de digitar ou de ser memorizada; se você não usar um gerenciador de senhas (ver dica 5), pode se confundir.

Vale lembrar que as regras de senhas “fortes” que você aprendeu estavam erradas. Uma senha como banana mesa maçã porta é muito mais segura que B4n4n4!, por exemplo, já que a primeira leva 95 octilhões de anos para ser adivinhada, enquanto a segunda é decifrada em 7 minutos. Além disso, a primeira senha é muito mais fácil de lembrar. No geral, uma senha longa é uma senha forte.

Veja as principais dicas para criar uma senha forte de verdade:

  • crie uma senha longa (com 16 caracteres ou mais);
  • use uma combinação palavras aleatórias, como banana mesa maçã porta;
  • se quiser, pode combinar com letras maiúsculas, números e símbolos para maior segurança;
  • veja se ela não é uma das senhas mais populares do mundo;
  • veja se a senha não vazou na internet (dica 3);
  • confira se a senha é segura e em quantos anos ela pode ser adivinhada;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *